Tem alguma dúvida? Tire-a aqui
.O que é aferição?
O tacógrafo precisa estar em perfeitas condições de uso, com a velocidade, hora e distância correta com as informações do caminhão para receber os selos do INMETRO.
.O que é Selagem?
A selagem é o ultimo passo antes do veículo passar pelo ensaio metrológico, nele o INMETRO terá certeza que todos os componentes do cronotacógrafo (cabos, chicotes, etc.) estão de acordo com normas do Denatran.
.O que é Ensaio Metrológico?
O posto de ensaio possui em sua estrutura um equipamento com rolos que simula uma verdadeira pista de ensaio.
O veiculo é colocado sobre o equipamento, que é todo computadorizado, simulando um percurso de 2,0 KM com uma velocidade média de 50 KM/H. O tacógrafo deste veículo estará com um disco novo que será utilizado para registrar todas as informações durante o ensaio.
Após a conclusão desta operação, o equipamento emite um laudo atestando se o veículo está em conformidade com as normas do INMETRO e apto a receber o certificado definitivo de “cronotácografo aprovado”.
.O certificado é recebido na hora?
Após a realização da selagem em Posto de Selagem ou da selagem e do ensaio em PAC (Posto Autorizado Credenciado), é emitido um Certificado Preliminar, com validade de 30 dias. Dentro deste prazo será emitido um Certificado de Verificação, com validade de até 2 anos, ou notificação, em caso de reprovação do cronotacógrafo.
.Quais os veículos devem possuir cronotacógrafo?
Conforme o artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro, os veículos rodoviários destinados ao transporte de Produtos perigosos; Escolares; Coletivo de passageiros em geral e Cargas em geral.
.No custo do ensaio metrológico está inclusa a manutenção do equipamento?
Nesses valores que integram a selagem e o ensaio não estão incluídos os serviços de instalação, manutenção, limpeza ou ajuste do cronotacógrafo.
.Qual a maneira correta de preencher o disco diagrama?
Amplie a imagem ao lado e observe o modelo.

